Skip to content
August 24, 2013 / por Livia

Dias 17 e 18: Johannesburg e safari em Pilanesberg

Chegamos em Johannesburg bem cedo e encontramos a querida Mrs. Hanson, que já nos aguardava com uma plaquinha no aeroporto.

Eu trabalho em uma multinacional e sabia que um colega de trabalho, do escritório de Londres, tinha acabado de voltar da África do Sul. Até então eu nunca tinha tido muito contato com ele, mas mesmo assim mandei um email  perguntando se ele poderia me passar algumas dicas de Johannesburg. Para minha surpresa, ele disse havia nascido e passado grande parte de sua vida em Johannesburg e comentou que sua mãe, a simpática Mrs. Hanson, ainda morava lá e que iria adorar nos levar para passear! No início eu fiquei com receio pois não queria dar trabalho para ninguém, mas percebi que a oferta tinha sido sincera, ele disse que a mãe dele era uma grande conhecedora da vida selvagem e que seria um grande prazer nos levar até a reserva de Pilanesberg.

Gente, eu realmente não tenho nem palavras pra descrever a Mrs. Hanson, ela fez de tudo por nós: nos buscou no aeroporto, reservou o hotel, fez lanchinhos para fazermos piquenique, enfim, ela foi demais!!

Piquenique com a Mrs Hanson

Piquenique com a Mrs Hanson

Saímos do aeroporto e fomos direto para Pilanesberg. A reserva mais famosa na África do Sul é o Kruger Park, mas como não tínhamos muito tempo, optamos por Pilanesberg, uma reserva menor e mais perto de Johannesburg. No caminho, a Mrs. Hanson nos contou um pouco sobre sua vida em Johannesburg (ela é Inglesa mas odeia o clima da Inglaterra e por isso vive na África há mais de 40 anos) e também sobre como seria o safari.

Basicamente, o objetivo do safari é achar o chamado “Big 5” que são os elefantes, leões, rinocerontes, leopardos e búfalos. Sei que muita gente deve perguntar “não é mais fácil ir ao Zoológico?”. Claro que sim, mas a graça do safari é justamente a dificuldade em achar esses animais espalhados por uma reserva imensa! Vi vários elefantes na Tailândia, mas vocês não imaginam a minha alegria quando achei um, bem de longe (só consegui ver com o binóculo) quando estávamos no carro! Você fica horas no carro sem ver muita coisa, tem que prestar atenção o tempo todo, e, quando vê algo, é a maior alegria!

Você fica o tempo todo dentro do carro, exceto em algumas áreas restritas onde você pode descer e fazer piquenique ou áreas protegidas onde você entra em uma espécie de “casinha” para ficar observando os animais.

"Casinha" para observar os animais

“Casinha” para observar os animais

Ficamos passeando de carro por um tempão, demoramos mais ou menos 2 horas para irmos de um portão do parque até o outro. A reserva é gigante e possui pelo menos uns 10 complexos para hospedagem. Nós ficamos no complexo Bakgatla Resort que ficava próximo ao Bakgatla Gate. Há várias opções de hospedagem e nós ficamos em um chalé que era uma graça! Durante o dia fez sol e calor mas durante a noite a temperatura caiu bastante  e foi uma delícia ter ficado naquele chalezinho super confortável com lareira, aquededor etc. No jantar fizemos churrasco, a Mrs. Hanson havia levado tudo e o Celso pilotou a churrasqueira, estava tudo uma delícia! Estava morrendo de sono, mas depois de dias derretendo no calor da Tailândia e do Camboja, o churrasco com vinhozinho naquele friozinho com o céu cheio de estrelas, me fez ficar até com dó de ir pra cama e dormir.

pilanesberg4

DSC05782

No dia seguinte tomamos café no restaurante que fazia parte do complexo do resort e seguimos o caminho de volta para Johannesburg, mas ainda ficamos pelo menos uma hora no carro mega concentrados em achar os animais. Abaixo fotos de alguns dos animais que vimos:DSC05834 DSC05832 DSC05830 DSC05828 DSC05769 DSC05775 DSC05806 DSC05798 DSC05790 DSC05778 DSC05765 DSC05760

Seguimos de Pilanesberg direto para o aeroporto, nossa passagem pela África do Sul foi rápida mas eu AMEI!! Confesso que nunca tinha tido curiosidade para fazer um safari antes, mas depois dessa experiência, toparia fácil passar uns 5 dias em uma viagem apenas para isso!

Pra finalizar, uma foto com a querida Mrs. Hanson, sem ela o passeio não teria sido o mesmo!

DSC00881

Advertisements

One Comment

Leave a Comment
  1. Viagens pelo mundo com Cris Wedel / Jun 11 2014 4:53 pm

    Estava procurando mais temas sobre a África do Sul, daí encontrei o seu blog! Gostei, já estou seguindo, aproveite e siga o meu Blog tb! 🙂

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: