Skip to content
July 14, 2013 / por Livia

Dia 8: Small Circuit (Siem Reap)

Para visitar os templos de Siem Reap, há 3 opções: bicicleta (não sei quanto custa o aluguel), tuk tuk (U$15) ou carro (U$30). Por causa do calor, optamos pelo conforto de um carro com ar condicionado. A Vivi, dona do hotel que ficamos hospedados, organizou tudo, inclusive nos indicou um guia (U$25) também.

Sei que a história do calor deve estar ficando cansativa, mas juro que nunca passei tanto calor na vida! Em Siem Reap eu andei com leque e guarda chuva para cima e para baixo, justo eu que amo uma praia, sol, verão… O calor chegou a atrapalhar o passeio pois mesmo tentando fugir do sol, em alguns momentos eu tive que parar, sentar, beber uma água… Até o nosso guia, que era de lá, disse que o calor estava mesmo insuportável. A opção de ter ido de carro foi muito acertada, era um alívio entrar no carro “geladinho” para ir de um templo para o outro. Além disso, o nosso motorista comprou diversas garrafinhas de água e as deixou em um cooler no porta malas, tivemos água gelada disponível durante todo o passeio.

Nosso guia, o Sya,  foi um caso a parte. Nós o contratamos pois queríamos saber detalhes sobre a história e absorver o máximo possível desse passeio pelos templos. Ele era muito bonzinho mas diria que a proatividade não era sua qualidade mais forte… se perguntávamos algo ele respondia, caso contrário ele ficava mais na dele. Uma pena eu ter perdido o cartão dele pois apesar de não ser ter sido tão ativo no quesito “explicar a história do lugar”, ele era ótimo com a máquina fotográfica. Nós levamos duas máquinas: uma semi profissional (Sony Hx1) e uma Sony Cyber Shot, o guia pegou uma das máquinas e ficou tirando fotos o tempo todo, além disso, não posso deixar de ressaltar seu olhar poético… ele nos “dirigiu” em vários cliques como vocês podem ver abaixo.DSC05378 DSC00098 DSC00102 DSC00119

Nesse primeiro dia de templos fizemos o “Small” Circuit”: Angkor Wat, Prasat Kravan, Ta Phrom (o do “Tomb Raider”), Bayon (meu preferido) e outros templos menores pelo caminho… Parece pouca coisa mas foi um dia bem intenso. Recomendo usar roupas confortáveis e tênis, muitos templos têm escadas não tão seguras e íngremes, terra, pedras etc. Vale lembrar que no Small Circuit, somente no Angkor Wat é necessário cobrir as pernas e os ombros. Tive sorte da Vivi (dona do hotel) ter alertado sobre isso, fui de shorts e levei uma bermuda saruel (a Vivi me emprestou, era o uniforme dos funcionários do hotel!) que só coloquei por cima do meu shorts quando entrei em Angkor Wat. A sugestao da Vivi me salvou, eu teria derretido de calor se tivesse usado calça!

Angkor Wat

Angkor Wat

DSC05394 DSC05403

Escadaria de Angkor Wat: usem tenis!

Escadaria de Angkor Wat: usem tênis!

Muito gata com bermuda saruel emprestada dos funcionários do hotel

Muito gata com bermuda saruel emprestada dos funcionários do hotel

Apesar do calor, aproveitamos bastante o passeio e ficamos impressionados com toda a riqueza dos detalhes. O Celso comentou algo que fez todo o sentido: não teve um dia nessa viagem que não ficamos completamente impressionados com algo, todo dia tinha uma surpresa, uma experiência totalmente nova, enfim, posso escrever e colocar mil fotos lindas, mas é sério, só depois que vocês forem pra lá poderão entender toda essa empolgação. Eu já fui para alguns lugares na Europa, me emocionei demais na Capela Sistina etc mas acho que o pouco que conheci na Ásia me surpreendeu mais que todas as outras viagens que fiz. O Brasil é um país bem católico e somos educados de maneira bem ocidental -logicamente, eu sei- então essa sensação de ter conhecido algo tão pouco difundido e tão diferente de nossa cultura, me deu aquela ansiedade de querer aprender tudo, de planejar as próximas mil férias, enfim, esse é o motivo pela qual eu aproveito qualquer oportunidade que tenho para viajar.

Templo Prasat Kravan

Prasat Kravan

Ta Prhom

Ta Prhom

Ta Phrom - onde parte de Tomb Rider foi filmado

Ta Phrom – onde parte de Tomb Rider foi filmado

Angkor Thom

Angkor Thom

Bayon

Bayon

Bayon

Bayon

Bayon

Bayon

Bayon

Bayon

Angkor Wat

Bayon

Leave a Reply

